quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Hipóteses e Estratégias de Leitura


Sabe-se que ler é um processo de interação entre leitor e texto e que para muitos alunos esse não é um processo fácil, agradável e motivador.É imprescindível o desenvolvimento do processo de leitura por meio de estratégias para que os alunos tornem-se leitores críticos e cidadãos atuantes. O conhecimento das “hipóteses de leitura” não deve se transformar em um recurso para categorizar os alunos, mas sim estar a serviço de um planejamento de atividade que considere as representações dos alunos e atenda suas necessidades de aprendizagem. É preciso cuidado para não confundir hipóteses de leitura com estratégias de leitura: são coisas diferentes. As idéias que as crianças têm a respeito do que está escrito e do que se pode ler, isto é, as hipóteses de leitura, são de natureza conceitual.as estratégias de leitura- antecipação, inferência, decodificação e verificação- são recursos que os leitores- todos, tanto os iniciantes como os competentes- usam para produzir sentido enquanto lêem um texto. São estratégias de natureza procedimental, o que significa que são constituídas e desenvolvidas em situações de uso.















3 comentários:

Simone disse...

Olá, gostei muito do seu blog, em especial Hipóteses e Estratégias de Leitura. Gostaria muito de publicar seu texto e slides no meu blog, se for possível, é claro. Posso? Você poderia enviar os slides por email, porque não consegui visualizá-los muito bem. Desde já agradeço! Um abraço!! email: sissygui@hotmail.com - blog www.pindukkinha.blogspot.com

Lirys Cazangi disse...

Ola querida, como é bom saber que gostou do meu blog, pois faço tudo com muito amor e carinho... Estarei lhe enviando o slide, claro que pode publicar, o slide ñ fui eu quem criei, nem me lembro de onde consegui no momento, mas estarei enviando para vc.
Um grande bjo♥

Anônimo disse...

JANAÍNA,GOSTEI MUITO DO SEU BLOG,PARABÉNS.É REALMENTE MUITO BOM PODER TROCAR INFORMAÇÕES COM OUTRAS PESSOAS.!!!

Postar um comentário